quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Filos Zofias

As pessoas vivem por respostas. Vivem por porquês não respondidos. Foram dadas ao mundo procurando uma só coisa, tendo só uma necessidade: a de ser entendido. Poucos são aqueles que pensam na não utilidade das respostas, que ignoram qualquer entendimento, qualquer versão não do seu próprio inflado ego. Exclui-se respostas, adiciona-se perguntas. Se querem algum segredo, que não é segredo algum, este é ele. Falta a simples observação, a dedução, usar nosso pedaço de massa cinzenta ao qual dão o carinhoso apelido de cérebro, que até onde eu sabia era personagem de desenho animado, para sua maior utilidade: processar informações.

Tudo já se mostra tão mastigado, digerido, que não se pode perceber mais o olhar, sentir o perfume da minha amada combinado com o cheiro de minha camisa que ela usa, enquanto eu olho o jardim. Falta a percepção dos grandes clichês, daqueles dos filmes românticos, dos casais apaixonados, daqueles só que ficam nos olhos dos sonhos e nunca na nossa realidade, que parece ser mais fria que a dos outros. Constatação: Nossa vida é sempre mais fria que a dos outros.

Pode não parecer, mas vivemos um grande clichê, assim: Nascemos, metabolizamos CO2, fazendo coisas que julgamos necessárias, outras que são necessárias, umas que são inúteis outras que julgamos inúteis, e no final, morremos como grandes seres matabolizantes meio- inúteis de CO2.

No escuro, tudo se torna nada. O cigarro rapidamente acaba. O copo esvazia. Sente-se o calor fluir em suas entranhas. O tempo definitivamente não para.

Nenhum comentário:

Postar um comentário